Na manhã desta terça-feira (16), os municípios de Itaara e de Santa Maria receberam a centelha do Fogo Simbólico da Pátria. A chama é procedente da corrida do fogo simbólico que acontece tradicionalmente há 85 anos no Rio Grande do Sul e marca o início da Semana da Pátria.
Conduzida pela Liga da Defesa Nacional (LDN), a centelha deve percorrer 303 municípios gaúchos. A corrida tem o objetivo de incentivar o amor à pátria, resgatar os valores e o civismo, bem como cultuar os símbolos nacionais. O tema deste ano é a celebração dos 200 anos da independência do Brasil.
Leia também:
Dia D da Campanha de Multivacinação ocorrerá no sábado em 20 unidades de Saúde de Santa MariaLei do IPTU verde deve ser entrar em vigor no próximo mêsCampanha eleitoral começa oficialmente nesta terça-feira; veja o calendário
Recepção do fogo em Itaara
A cerimônia de recepção do Fogo Simbólico em Itaara ocorreu no Largo da Cultura, junto à Feirita. A ocasião contou com a presença de moradores, escolas, motociclistas e escoteiros. Além da chegada da chama, o público também assistiu a um desfile da 13ª Companhia Depósito de Armamento e Munição.
A pira foi acesa pelo prefeito do município, Sílvio Weber, e deve permanecer no local até o Dia da Independência do Brasil. A chama vai estar presente no desfile da região que acontecerá no dia 7 de setembro, às 15 horas, na Avenida Guilherme Kurtz. De acordo com Weber o evento será o maior já realizado no município e contará com todas as escolas municipais.
O evento também homenageou o veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e último pracinha vivo da região, Taltíbio de Mello Custódio.
– Itaara teve uma colonização judaica e por isso nós, através da Secretaria de Cultura e Turismo, convidamos o senhor Taltíbio para a cerimônia. O Fogo Simbólico representa o patriotismo e o civismo, desse modo o nosso homenageado nos relembra da importância da democracia e serve de exemplo para os nossos jovens. – diz Weber.
Durante a celebração a Sociedade Beneficente Israelita de Santa Maria entregou ao veterano uma moção de agradecimento pelos serviços prestados ao povo judeu.
– Nós aqui em Itaara, como descendentes do povo judeu , resolvemos prestar uma homenagem a esse valente guerreiro. Deixamos nossa eterna gratidão à ele e fizemos questão de homenageá-lo – explica o vice-presidente da sociedade Salomão Bursztejn.
O pracinha de 101 anos é natural de Júlio de Castilhos e foi enviado à Itália em 1944. Lá ele integrou as forças aliadas na luta contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial. Custódio afirma estar muito feliz com o agradecimento e com a homenagem.
– Essa é a melhor gratidão do mundo. Eu fico muito lisonjeado e agradeço o convite. Essa homenagem é sinal de que a população zela pelos que lutaram na guerra – relata Custódio.
Centelha Chega em Santa Maria
Foto: João Vilnei e Ariéli Ziegler (Divulgação/PMSM)
Santa Maria recebeu o Fogo Simbólico no auditório do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. A solenidade contou com autoridades e comunidade escolar.
O prefeito Jorge Pozzobom recebeu a centelha e acendeu a pira acompanhado do representante da 3ª Divisão de Exército (DE), coronel Fernando Barcellos da Rosa; do representante da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luis Vieira Eggres; do representante da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro; e de aluno do Instituto Olavo Bilac.
Para a Semana da Pátria, o município adotou o slogan “Brasil: história e identidade; liberdade e soberania”. A semana irá destacar os generais Valério Stumpf Trindade e Hertz Pires do Nascimento. O homenageado local é o senhor Fritoldo Helmuth Staggemeier.
A chama ficará no Instituto Olavo Bilac, em vigília, até 1º de setembro, quando será transferido para a Praça Saldanha Marinho. No local, seguirá sob cuidado até o dia da independência quando será extinguido.
Leia todas as notícias